UFCD 0349

A preocupação ambiental surgiu nas últimas décadas do século XX, essa preocupação surge com uma crise de civilização, questionando a racionalidade e as tecnologias dominantes da época; esse movimento ganha um impulso maior com a Conferência Rio 92, onde pregava a diversidade e a igualdade nas relações da sociedade e o combate a poluição, apoiando a preservação de recursos naturais.
Um dos aspectos mais importantes desse movimento foi mobilizar não só a sociedade, mais os empresários visando uma maior eficiência com uso das matérias-primas utilizadas em seus processos produtivos, evitando assim, a ocorrência de maiores impactos e (ou), danos ambientais. Com o aumento da conscientização na sociedade e a exigência dos consumidores, o que obrigam as empresas a melhorarem sua forma de atuar, modificando os seus processos produtivos o que implica numa radical mudança de atitude nas questões ambientais.

Paralelamente às preocupações ambientais, o homem atual tem que sepreocupar com o seu posto de trabalho.Cada vez mais as empresas têm vindo a adotar e implementar boas práticas de segurança no trabalho, o que é uma excelente notícia tendo em vista que os índices de acidentes de trabalho são elevados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 5 mil pessoas morrem por dia em consequência a acidentes ocorridos no ambiente de trabalho.
Existe pois uma preocupação em sensibilizar e informar a população em geral.

 

 

 

Objetivos e conteúdos

Objetivos:

Identificar os principais problemas ambientais.

Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.

Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.

Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.

Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.

Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.

Reconhecer a sinalização de segurança e saúde

Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.

Conteúdos da ação: